Cultura de Segurança em Ambientes de Saúde

 


Competência: Definir uma cultura de segurança eficaz em ambientes de saúde e fatores que criam uma cultura de segurança.


Objetivos:

Descrever a importância de manter uma cultura de segurança;

- Definir e descrever os elementos de uma cultura de segurança;

- Identificar fatores comuns que criam uma cultura de segurança e fatores relacionados a eventos evitáveis;

- Comparar a cultura de segurança com o clima de segurança, incluindo medidas de cultura de segurança e clima de segurança.


Por que uma cultura de segurança é importante?

As instituições de saúde precisam fomentar e promover uma forte cultura de segurança que inclua um compromisso com a segurança dos trabalhadores, o fornecimento e o acesso adequado a equipamentos de segurança e de proteção individual, e extensos esforços de formação que utilizem protocolos que exigem ações de segurança específicas. Uma cultura de segurança descreve um compromisso com valores e princípios fundamentais por parte da liderança organizacional e dos profissionais de saúde para reconhecer a integração inseparável da segurança do trabalhador e da segurança do paciente (The Joint Commission 2012). Isto inclui reconhecer e comunicar exposições e atividades de alto risco, desenvolver e implementar normas, políticas e estratégias de prevenção e controle com a contribuição dos trabalhadores para mitigar e eliminar perigos, e fornecer recursos sustentáveis para abordar questões de segurança. A gestão e os profissionais de saúde devem trabalhar em conjunto para alcançar este esforço contínuo que contribui para uma cultura de segurança. Concentrar esforços numa cultura de segurança sólida e sustentada conduzirá e apoiará melhores resultados nos cuidados de saúde dos pacientes e condições de trabalho mais seguras para os profissionais de saúde.


Uma cultura de Segurança, gera, melhores resultados para os pacientes, para os profissionais da saúde e para os resultados organizacionais.


Melhores resultados para os pacientes


Diminuição de acidentes, como quedas de pacientes, erros de medicação, readmissões hospitalares;

- Melhor qualidade do atendimento e maior satisfação do paciente.


Melhores profissionais de saúde e resultados organizacionais


Menos lesões nos profissionais de saúde, incluindo lesões relacionadas com materiais cortantes e outras lesões, maior satisfação no trabalho, maior retenção de pessoal, notificação de eventos de segurança e redução do esgotamento (Hessels & Wurmser, 2020; McHugh et al., 2011);

- Custos reduzidos associados à diminuição de acidentes (Agency for Healthcare Research and Quality, 2019);

- Essencial para organizações de alta confiabilidade (por exemplo, centradas na segurança e na qualidade, centradas no paciente e no trabalhador) (Vaismoradi, 2020; Weaver et al., 2020), incluindo acreditação sustentada.


Modelo Sociotécnico


Um modelo sociotécnico representa fatores técnicos, ambientais e sociais de acidentes que podem ser evitados ​​para os trabalhadores, incluindo cinco níveis que interagem desde condições latentes até erros ativos (Henriksen et al., 2008). Os cinco níveis são:

Ambiente externo: política de saúde, financiamento, clima político, comunidade servida;
Gestão: pessoal, recursos, treinamento, envolvimento da liderança;
Interface ambiental de sistemas organizacionais, físicos e humanos: tipo de espaço/iluminação e uso de equipamentos tecnológicos, como mapas eletrônicos, dispositivos, normas de grupo e hierarquia de autoridade;
Natureza do trabalho: até que ponto procedimentos bem definidos são utilizados;
Características individuais: habilidades, treinamento, estado de alerta/fadiga, experiência.

Com uma perspectiva sistêmica, o foco está nas interações ou interdependências entre as camadas ou componentes. Portanto, é importante focar na forma como esses componentes podem interagir e influenciar uns aos outros e não apenas nos próprios componentes. Quando estes componentes funcionam bem em conjunto, servem coletivamente como um conjunto de barreiras ou sistema de defesas à ocorrência de acidentes que podem ser evitados. Se houver falha nos componentes do sistema, podem ocorrer fraquezas, criando oportunidades para acidentes.


Para que a cultura de segurança seja eficaz na organização, é essencial reconhecer que os acidentes ​​são indicadores de que existem problemas de interação entre os componentes que precisam de ser abordados e corrigidos, em vez de se concentrarem apenas numa parte componente.


Exemplos de algumas definições de cultura de segurança


Uma cultura de segurança descreve os valores e comportamentos fundamentais que surgem quando existe um compromisso coletivo e contínuo por parte da liderança organizacional, gestores e profissionais de saúde para enfatizar a segurança em detrimento de objetivos concorrentes (ANA, 2016). Associação Americana de Enfermeiras (ANA).


A cultura de segurança é a soma do que uma organização é e faz na busca pela segurança (TJC, 2021). A Comissão Conjunta (TJC).


A cultura de segurança de uma organização é o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento individuais e grupais que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da gestão de saúde e segurança de uma organização (Lee, 1996). TR Lee.


Descrições de uma Cultura de Segurança


Uma descrição de uma cultura de segurança, resume-se:


- Reflexão coletiva da percepção, atitudes e experiências compartilhadas da cultura de segurança;

- Sua unidade de trabalho menor ou “microcosmo” deve refletir a cultura de segurança positiva da organização.


Incluem os seguintes atributos:


- Ênfase na qualidade;

- Trabalho em equipe;

- Apoio de liderança;

- Comunicação;

- Resposta não punitiva a erros;

- Percepção de comprometimento organizacional;

- Projeto de trabalho;

- Pessoal e carga de trabalho;

- Recursos

Fonte: Gershon et al., 2004; Stone et al., 2005


Principais atributos e benefícios da cultura de segurança


Os principais atributos da cultura de segurança incluem:


- Forte apoio da liderança organizacional;

- Reconhecimento da natureza de alto risco das atividades de uma organização;

- Determinação para alcançar operações consistentemente seguras;

- Responsabilidade de todos pela implementação da segurança e pela comunicação de condições inseguras;

- Um ambiente livre de culpa para relatos individuais de erros ou quase acidentes, sem medo de repreensão ou punição;

- Incentivo à colaboração na tomada de decisões em todos os níveis e disciplinas da equipe para buscar soluções para problemas de segurança de trabalhadores e pacientes (DiCuccio, 2015; AHRQ, 2019);

- Compromisso organizacional de recursos para abordar questões de segurança (TJC, 2012).


Sobreposição da segurança do paciente e do trabalhador - benefícios conjuntos da cultura de segurança


Os benefícios conjuntos da segurança do paciente e do trabalhador incluem:

- Um ambiente mais seguro para os pacientes é um ambiente mais seguro para os trabalhadores e vice-versa, porque ambos estão ligados a muitas das mesmas questões culturais e sistêmicas subjacentes;
- Um relatório da Joint Commission concluiu que os trabalhadores eram mais propensos a aderir às precauções padrão quando sentiam que as suas instalações tinham um forte compromisso com a segurança e implementavam intervenções específicas para melhorar a saúde e a segurança dos funcionários (ou seja, uma forte cultura de segurança);
- Os trabalhadores que praticam com segurança estarão mais aptos a prestar cuidados aos pacientes sem erros;
- Reconhecer que falhas na prevenção e controle de infecções, fadiga ou equipamento defeituoso que pode resultar em lesões ou doenças dos trabalhadores, pacientes e outras pessoas na instituição pode levar a oportunidades de melhoria através de lições aprendidas e formação. (DiCuccio, 2015; TJC, 2017; AHRQ, 2019; Bureau of Labor Statistics, 2019; TJC, 2021).


Características comuns da cultura positiva de segurança dos profissionais de saúde


As características comuns da cultura positiva de segurança dos profissionais de saúde incluem:

- Reconhecimento de diferenças em ambientes de prática e sistemas dinâmicos;
- Confiança, relato de erros, intervenção entre pares, melhoria da aprendizagem e envolvimento no trabalho;
- Valor fundamental para diminuir os danos aos pacientes e profissionais de saúde usando princípios básicos da ciência da segurança, controles de riscos e melhores práticas;
- Ações para construir e promover resiliência, suporte contínuo e feedback;
- Oportunidades para melhorar a cultura e o clima de segurança (por exemplo, introdução segura de novos processos e tecnologias; vigilância organizacional para os recursos necessários);
- Normas para prevenção de lesões no local de trabalho e bons ambientes de trabalho;
Consciência situacional e atenção plena – saiba o que você não sabe (DiCuccio, 2015; TJC, 2012; AHRQ, 2019).

Elementos Gerais Mensuráveis​​de uma Cultura de Segurança



A tabela abaixo mostra elementos mensuráveis ​​importantes e ações responsivas para cada elemento.

Elemento

Ação

Abertura de comunicação

Os funcionários falam livremente se virem algo que possa causar danos.

Frequência de eventos relatados

Os erros são detectados, corrigidos e relatados antes de afetar o paciente/trabalhador.

Transferências e transições

A equipe transfere informações entre unidades de trabalho e durante mudanças de turno.

Apoio de gestão para segurança do paciente/trabalhador

A gestão proporciona e prioriza um clima de segurança que promova a segurança do paciente/trabalhador.

Resposta não punitiva ao erro

Os funcionários sentem que os seus erros e relatórios de eventos não são usados ​​contra eles.

Aprendizado organizacional

Erros corrigidos levam a mudanças positivas no ambiente de trabalho.

Percepções Gerais de Segurança do Paciente/Trabalhador

Procedimentos e sistemas são bons para prevenir erros.

Pessoal

Pessoal suficiente para lidar com a carga de trabalho e as horas de trabalho são apropriadas.

Trabalho em equipe entre e dentro das unidades

As unidades cooperam e se coordenam para oferecer o melhor atendimento aos pacientes e praticar a segurança do trabalhador.


Fonte: NIOSH/CDC