Cultura de Segurança em Ambientes de Saúde
Competência: Definir uma cultura de segurança eficaz em ambientes de saúde e fatores que criam uma cultura de segurança.
Objetivos:
- Descrever a importância de manter uma cultura de segurança;
- Definir e descrever os elementos de uma cultura de segurança;
- Identificar fatores comuns que criam uma cultura de segurança e fatores relacionados a eventos evitáveis;
- Comparar a cultura de segurança com o clima de segurança, incluindo medidas de cultura de segurança e clima de segurança.
Uma cultura de Segurança, gera, melhores resultados para os pacientes, para os profissionais da saúde e para os resultados organizacionais.
Melhores resultados para os pacientes
- Diminuição de acidentes, como quedas de pacientes, erros de medicação, readmissões hospitalares;
- Melhor qualidade do atendimento e maior satisfação do paciente.
Melhores profissionais de saúde e resultados organizacionais
- Menos lesões nos profissionais de saúde, incluindo lesões relacionadas com materiais cortantes e outras lesões, maior satisfação no trabalho, maior retenção de pessoal, notificação de eventos de segurança e redução do esgotamento (Hessels & Wurmser, 2020; McHugh et al., 2011);
- Custos reduzidos associados à diminuição de acidentes (Agency for Healthcare Research and Quality, 2019);
- Essencial para organizações de alta confiabilidade (por exemplo, centradas na segurança e na qualidade, centradas no paciente e no trabalhador) (Vaismoradi, 2020; Weaver et al., 2020), incluindo acreditação sustentada.
Com uma perspectiva sistêmica,
o foco está nas interações ou interdependências entre as camadas ou
componentes. Portanto, é importante focar na forma como esses componentes
podem interagir e influenciar uns aos outros e não apenas nos próprios
componentes. Quando estes componentes funcionam bem em conjunto, servem
coletivamente como um conjunto de barreiras ou sistema de defesas à ocorrência
de acidentes que podem ser evitados. Se houver falha nos componentes do
sistema, podem ocorrer fraquezas, criando oportunidades para acidentes.
Para que a cultura de segurança seja eficaz na organização, é essencial reconhecer que os acidentes são indicadores de que existem problemas de interação entre os componentes que precisam de ser abordados e corrigidos, em vez de se concentrarem apenas numa parte componente.
Exemplos de algumas definições de cultura de segurança
Uma cultura de segurança
descreve os valores e comportamentos fundamentais que surgem quando existe um
compromisso coletivo e contínuo por parte da liderança organizacional, gestores
e profissionais de saúde para enfatizar a segurança em detrimento de objetivos
concorrentes (ANA, 2016). Associação Americana de Enfermeiras (ANA).
A cultura de segurança é a
soma do que uma organização é e faz na busca pela segurança (TJC, 2021). A
Comissão Conjunta (TJC).
A cultura de segurança de uma
organização é o produto de valores, atitudes, percepções, competências e
padrões de comportamento individuais e grupais que determinam o compromisso, o
estilo e a proficiência da gestão de saúde e segurança de uma organização (Lee,
1996). TR Lee.
Descrições de uma Cultura de Segurança
Uma descrição de uma cultura de segurança, resume-se:
- Reflexão coletiva da percepção, atitudes e experiências compartilhadas da cultura de segurança;
- Sua unidade de trabalho menor ou “microcosmo” deve refletir a cultura de segurança positiva da organização.
Incluem os seguintes atributos:
- Ênfase na qualidade;
- Trabalho em equipe;
- Apoio de liderança;
- Comunicação;
- Resposta não punitiva a erros;
- Percepção de comprometimento organizacional;
- Projeto de trabalho;
- Pessoal e carga de trabalho;
- Recursos
Fonte: Gershon et al., 2004; Stone et al., 2005
Principais atributos e benefícios da cultura de segurança
Os principais atributos da cultura de segurança incluem:
- Forte apoio da liderança organizacional;
- Reconhecimento da natureza de alto risco das atividades de uma organização;
- Determinação para alcançar operações consistentemente seguras;
- Responsabilidade de todos pela implementação da segurança e pela comunicação de condições inseguras;
- Um ambiente livre de culpa para relatos individuais de erros ou quase acidentes, sem medo de repreensão ou punição;
- Incentivo à colaboração na tomada de decisões em todos os níveis e disciplinas da equipe para buscar soluções para problemas de segurança de trabalhadores e pacientes (DiCuccio, 2015; AHRQ, 2019);
- Compromisso organizacional de recursos para abordar questões de segurança (TJC, 2012).
Sobreposição
da segurança do paciente e do trabalhador - benefícios conjuntos da cultura de
segurança
Elementos Gerais Mensuráveisde uma Cultura de Segurança
Elemento |
Ação |
Abertura de
comunicação |
Os funcionários
falam livremente se virem algo que possa causar danos. |
Frequência de
eventos relatados |
Os erros são
detectados, corrigidos e relatados antes de afetar o paciente/trabalhador. |
Transferências e
transições |
A equipe transfere
informações entre unidades de trabalho e durante mudanças de turno. |
Apoio de gestão
para segurança do paciente/trabalhador |
A gestão
proporciona e prioriza um clima de segurança que promova a segurança do
paciente/trabalhador. |
Resposta não
punitiva ao erro |
Os funcionários
sentem que os seus erros e relatórios de eventos não são usados contra
eles. |
Aprendizado
organizacional |
Erros corrigidos
levam a mudanças positivas no ambiente de trabalho. |
Percepções Gerais
de Segurança do Paciente/Trabalhador |
Procedimentos e
sistemas são bons para prevenir erros. |
Pessoal |
Pessoal suficiente
para lidar com a carga de trabalho e as horas de trabalho são apropriadas. |
Trabalho em equipe
entre e dentro das unidades |
As unidades
cooperam e se coordenam para oferecer o melhor atendimento aos pacientes e
praticar a segurança do trabalhador. |
Fonte: NIOSH/CDC