Estresse no Trabalho

 


A natureza do trabalho está mudando a uma velocidade vertiginosa. Talvez agora mais do que nunca, o estresse no trabalho representa uma ameaça para a saúde dos trabalhadores e, por sua vez, para as organizações de saúde.

 

Esta publicação destaca o conhecimento sobre as causas do estresse no trabalho e descreve medidas que podem ser tomadas para prevenção.

 

O que é estresse no trabalho?

 

O estresse no trabalho pode ser definido como as respostas físicas e emocionais prejudiciais que ocorrem quando os requisitos do trabalho não correspondem às capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. O estresse no trabalho pode causar problemas de saúde e até lesões.

 

O conceito de estresse no trabalho é frequentemente confundido com desafio, mas esses conceitos não são os mesmos. O desafio nos energiza psicológica e fisicamente e nos motiva a aprender novas habilidades e dominar nosso trabalho. Quando um desafio é enfrentado, nos sentimos relaxados e satisfeitos. Assim, o desafio é um ingrediente importante para um trabalho saudável e produtivo. A importância do desafio em nossa vida profissional é provavelmente o que as pessoas se referem quando dizem “um pouco de estresse faz bem.

 

Quais são as causas do estresse no trabalho?

 

Quase todos concordam que o estresse no trabalho resulta da interação do trabalhador e das condições de trabalho. As opiniões divergem, no entanto, sobre a importância das características dos trabalhadores versus as condições de trabalho como a principal causa do estresse no trabalho. Esses pontos de vista divergentes são importantes porque sugerem diferentes maneiras de prevenir o estresse no trabalho.

 

De acordo com uma escola de pensamento, as diferenças nas características individuais, como a personalidade e o estilo de lidar com a situação, são mais importantes para prever se determinadas condições de trabalho resultarão em estresse – por outras palavras, o que é estressante para uma pessoa pode não ser um problema para outra. Este ponto de vista conduz a estratégias de prevenção que se centram nos trabalhadores e em formas de os ajudar a lidar com condições de trabalho exigentes.

 

Embora a importância das diferenças individuais não possa ser ignorada, as evidências científicas sugerem que certas condições de trabalho são estressantes para a maioria das pessoas. As exigências excessivas de carga de trabalho e as expectativas conflitantes são bons exemplos. Tais evidências defendem uma maior ênfase nas condições de trabalho como a principal fonte de estresse no trabalho e uma reformulação do trabalho como estratégia de prevenção primária.

 

Condições de trabalho que podem causar estresse

 

Planejamento das Tarefas. Carga de trabalho pesada, pausas pouco frequentes para descanso, longas horas de trabalho e trabalho em turnos; tarefas agitadas e rotineiras que têm pouco significado inerente, não utilizam as habilidades dos trabalhadores e proporcionam pouca sensação de controle.

 

Estilo de gestão. Falta de participação dos trabalhadores na tomada de decisões, má comunicação na organização, falta de políticas favoráveis ​​à família.

 

Relações interpessoais. Ambiente social ruim e falta de apoio ou ajuda de colegas de trabalho e supervisores.

 

Funções de trabalho. Expectativas de trabalho conflitantes ou incertas, muita responsabilidade.

 

Preocupações com a carreira. Insegurança no emprego e falta de oportunidades de crescimento, avanço ou promoção; mudanças rápidas para as quais os trabalhadores não estão preparados.

 

Condições ambientais. Condições físicas desagradáveis ​​ou perigosas, como aglomeração, ruído, poluição do ar ou problemas ergonômicos.

 

Exemplos de fatores individuais e situacionais que podem ajudar a reduzir os efeitos de condições de trabalho estressantes incluem o seguinte:

 

- Equilíbrio entre trabalho e vida familiar ou pessoal

- Uma rede de apoio de amigos e colegas de trabalho

- Uma perspectiva descontraída e positiva

 

Estresse e saúde no trabalho

 

O estresse dispara um alarme no cérebro, que responde preparando o corpo para uma ação defensiva. O sistema nervoso é estimulado e hormônios são liberados para aguçar os sentidos, acelerar o pulso, aprofundar a respiração e tensionar os músculos. Esta resposta (às vezes chamada de resposta de luta ou fuga) é importante porque nos ajuda a nos defender contra situações ameaçadoras. A resposta é pré-programada biologicamente. Todos respondem da mesma maneira, independentemente de a situação estressante ser no trabalho ou em casa.

 

Episódios de estresse de curta duração ou pouco frequentes representam pouco risco. Mas quando situações estressantes não são resolvidas, o corpo é mantido em constante estado de ativação, o que aumenta a taxa de desgaste dos sistemas biológicos. Em última análise, o resultado é fadiga ou danos, e a capacidade do corpo de se reparar e se defender pode ficar seriamente comprometida. Como resultado, o risco de lesões ou doenças aumenta.

 

Nos últimos 20 anos, muitos estudos analisaram a relação entre o estresse no trabalho e uma variedade de doenças. Distúrbios do humor e do sono, dores de estômago e dor de cabeça e relacionamentos perturbados com a família e amigos são exemplos de problemas relacionados ao estresse que se desenvolvem rapidamente e são comumente observados nesses estudos. Esses primeiros sinais de estresse no trabalho geralmente são fáceis de reconhecer. Mas os efeitos do estresse profissional nas doenças crônicas são mais difíceis de detectar porque as doenças crônicas demoram muito tempo a desenvolver-se e podem ser influenciadas por muitos outros fatores para além do estresse. No entanto, acumulam-se rapidamente evidências que sugerem que o stress desempenha um papel importante em vários tipos de problemas crônicos de saúde – especialmente doenças cardiovasculares, distúrbios musculoesqueléticos e distúrbios psicológicos.

 

O que pode ser feito em relação ao estresse no trabalho?

 

Gerenciamento de estresse

Os programas de gestão do estresse ensinam aos trabalhadores a natureza e as fontes do estresse, os efeitos na saúde e as competências pessoais para reduzir o estresse – por exemplo, gestão do tempo ou exercícios de relaxamento.

O treinamento em gerenciamento de estresse pode reduzir rapidamente os sintomas, como ansiedade e distúrbios do sono; também tem a vantagem de ser barato e fácil de implementar. No entanto, os programas de gestão do estresse têm duas desvantagens principais:

 

- Os efeitos benéficos sobre os sintomas de estresse costumam ser de curta duração.

- Muitas vezes ignoram importantes causas profundas do stress porque se concentram no trabalhador e não no ambiente.

 

Mudança Organizacional

Envolve a identificação de aspectos estressantes do trabalho (por exemplo, carga de trabalho excessiva, expectativas conflitantes) e o desenho de estratégias para reduzir ou eliminar os estressores identificados. A vantagem desta abordagem é que ela lida diretamente com as causas profundas do estresse no trabalho. Contudo, os gestores por vezes sentem-se desconfortáveis ​​com esta abordagem porque pode envolver mudanças nas rotinas de trabalho ou nos horários de produção, ou mudanças na estrutura organizacional.

 

Regra geral, as ações para reduzir o estresse no trabalho devem dar prioridade máxima à mudança organizacional para melhorar as condições de trabalho. Mas é pouco provável que mesmo os esforços mais conscientes para melhorar as condições de trabalho eliminem completamente o estresse de todos os trabalhadores. Por esta razão, uma combinação de mudança organizacional e gestão do estresse é muitas vezes a abordagem mais útil para prevenção.



Prevenindo o estresse no trabalho: uma abordagem abrangente

 

Como mudar a organização para prevenir o estresse no trabalho

 

- Certifique-se de que a carga de trabalho esteja alinhada com as capacidades e recursos dos trabalhadores.

- Projete empregos para fornecer significado, estímulo e oportunidades para os trabalhadores usarem suas habilidades.

- Defina claramente as funções e responsabilidades dos trabalhadores.

- Dar aos trabalhadores oportunidades de participarem nas decisões e ações que afetam os seus empregos.

- Melhorar as comunicações – reduzir a incerteza sobre o desenvolvimento da carreira e as perspectivas futuras de emprego.

- Proporcionar oportunidades de interação social entre os trabalhadores.

- Estabeleça horários de trabalho compatíveis com demandas e responsabilidades externas ao trabalho.

 

Prevenindo o estresse no trabalho – Primeiros passos

 

Não existem abordagens padronizadas ou manuais simples de “como fazer” para desenvolver um programa de prevenção do estresse. A concepção do programa e as soluções apropriadas serão influenciadas por vários fatores – o tamanho e a complexidade da organização, os recursos disponíveis e, especialmente, os tipos únicos de problemas de stress enfrentados pela organização. 

 

Embora não seja possível dar uma prescrição universal para a prevenção do estresse no trabalho, é possível oferecer orientações sobre o processo de prevenção do estresse nas organizações. Em todas as situações, o processo dos programas de prevenção do estresse envolve três etapas distintas: identificação do problema, intervenção e avaliação. 

 

Para que este processo seja bem-sucedido, as organizações precisam estar adequadamente preparadas. No mínimo, a preparação para um programa de prevenção do estresse deve incluir o seguinte:

 

- Construir uma consciência geral sobre o estresse no trabalho (causas, custos e controle)

- Garantir o compromisso e o apoio da alta administração para o programa

- Incorporar a opinião e o envolvimento dos funcionários em todas as fases do programa

- Estabelecer a capacidade técnica para conduzir o programa (por exemplo, formação especializada para o pessoal interno ou utilização de consultores de estresse no trabalho)

 

Reunir trabalhadores ou trabalhadores e gestores num comitê ou grupo de resolução de problemas pode ser uma abordagem especialmente útil para desenvolver um programa de prevenção do stress. 

 

Passos para a prevenção

 

Moral baixo, reclamações de saúde e de trabalho e rotatividade de funcionários costumam fornecer os primeiros sinais de estresse no trabalho. Mas às vezes não há pistas, especialmente se os funcionários têm medo de perder o emprego. A falta de sinais óbvios ou generalizados não é uma boa razão para descartar preocupações sobre o estresse no trabalho ou minimizar a importância de um programa de prevenção.

 

Etapa 1 - Identifique o problema. O melhor método para explorar o âmbito e a origem de um problema suspeito de estresse numa organização depende, em parte, da dimensão da organização e dos recursos disponíveis. As discussões em grupo entre gestores, representantes trabalhistas e funcionários podem fornecer fontes ricas de informações. Tais discussões podem ser tudo o que é necessário para localizar e remediar problemas de stress numa pequena empresa. Numa organização maior, tais discussões podem ser usadas para ajudar a conceber inquéritos formais para recolher informações sobre condições de trabalho estressantes de um grande número de funcionários.

 

Independentemente do método utilizado para coletar dados, devem ser obtidas informações sobre as percepções dos funcionários sobre suas condições de trabalho e os níveis percebidos de estresse, saúde e satisfação.

 

- Realize discussões em grupo com os funcionários.

- Elabore uma pesquisa com funcionários.

- Meça as percepções dos funcionários sobre as condições de trabalho, estresse, saúde e satisfação.

- Colete dados objetivos.

- Analise dados para identificar locais problemáticos e condições de trabalho estressantes.

 

Medidas objetivas, como absenteísmo, doenças e taxas de rotatividade, ou problemas de desempenho também podem ser examinadas para avaliar a presença e a extensão do estresse no trabalho. Contudo, estas medidas são apenas indicadores aproximados de stress no trabalho – na melhor das hipóteses.

 

Os dados provenientes de discussões, inquéritos e outras fontes devem ser resumidos e analisados ​​para responder a questões sobre a localização de um problema de stress e as condições de trabalho que podem ser responsáveis ​​- por exemplo, os problemas estão presentes em toda a organização ou confinados a departamentos individuais ou a empregos específicos?

 

O desenho da pesquisa, a análise de dados e outros aspectos de um programa de prevenção do estresse podem exigir a ajuda de especialistas de uma universidade local ou de uma empresa de consultoria. Contudo, a autoridade geral para o programa de prevenção deve permanecer na organização.

 

Passo 2 - Conceber e implementar intervenções. Uma vez identificadas as fontes de stress no trabalho e compreendida a dimensão do problema, está preparado o cenário para a concepção e implementação de uma estratégia de intervenção.

 

Nas pequenas organizações, as discussões informais que ajudaram a identificar problemas de stress também podem produzir ideias frutíferas para a prevenção. Em grandes organizações, pode ser necessário um processo mais formal. Frequentemente, uma equipe é solicitada a desenvolver recomendações baseadas na análise dos dados da Etapa 1 e na consulta a especialistas externos.

 

- Fonte alvo de estresse para mudança.

- Propor e priorizar estratégias de intervenção.

- Comunicar as intervenções planejadas aos funcionários.

- Implementar intervenções.

 

Certos problemas, como um ambiente de trabalho hostil, podem estar presentes na organização e exigir intervenções em toda a empresa. Outros problemas, como a carga de trabalho excessiva, podem existir apenas em alguns departamentos e, portanto, exigir soluções mais restritas, como a reformulação da forma como um trabalho é executado. Ainda outros problemas podem ser específicos de determinados colaboradores e resistentes a qualquer tipo de mudança organizacional, exigindo, em vez disso, intervenções de gestão do estresse ou de assistência aos colaboradores. Algumas intervenções podem ser implementadas rapidamente (por exemplo, melhor comunicação, formação em gestão de estresse), mas outras podem exigir mais tempo para serem implementadas (por exemplo, reformulação de um processo de produção).

 

Passo 3 - Avalie as Intervenções. A avaliação é uma etapa essencial no processo de intervenção. A avaliação é necessária para determinar se a intervenção está a produzir os efeitos desejados e se são necessárias mudanças de direção.

 

- Realize avaliações de curto e longo prazo.

- Meça as percepções dos funcionários sobre as condições de trabalho, estresse, saúde e satisfação.

- Meça as percepções dos funcionários sobre as condições de trabalho, estresse, saúde e satisfação.

- Incluir medidas objetivas.

- Refine a estratégia de intervenção e volte ao Passo 1.

 

Devem ser estabelecidos prazos para avaliar as intervenções. Intervenções que envolvam mudanças organizacionais devem receber um exame minucioso tanto a curto como a longo prazo. Avaliações de curto prazo podem ser feitas trimestralmente para fornecer uma indicação precoce da eficácia do programa ou da possível necessidade de redirecionamento. Muitas intervenções produzem efeitos iniciais que não persistem. Avaliações de longo prazo são frequentemente realizadas anualmente e são necessárias para determinar se as intervenções produzem efeitos duradouros.

 

As avaliações devem centrar-se nos mesmos tipos de informação recolhida durante a fase de identificação do problema da intervenção, incluindo informações dos trabalhadores sobre condições de trabalho, níveis de estresse percebido, problemas de saúde e satisfação. As percepções dos trabalhadores são geralmente a medida mais sensível das condições de trabalho estressantes e muitas vezes fornecem a primeira indicação da eficácia da intervenção. A adição de medidas objetivas, como o absentismo e os custos dos cuidados de saúde, também pode ser útil. No entanto, os efeitos das intervenções sobre o estresse laboral sobre essas medidas tendem a ser menos claros e podem demorar muito tempo a aparecer.

 

O processo de prevenção do stress no trabalho não termina com a avaliação. Pelo contrário, a prevenção do estresse profissional deve ser vista como um processo contínuo que utiliza dados de avaliação para refinar ou redirecionar a estratégia de intervenção.


Fonte: Centers for Disease Control and Prevention – CDC/NIOSH