Violência e assédio no local de trabalho

 



O que é violência e assédio no local de trabalho?

 

A maioria das pessoas pensam na violência como uma agressão física. No entanto, a violência e o assédio no local de trabalho são mais abrangentes. Pode ser definido como qualquer ato em que uma pessoa é abusada, ameaçada, intimidada ou agredida no seu emprego.

 

Embora as definições exatas variem, de modo geral, a violência ou o assédio no local de trabalho incluem:

 

- Comportamento ameaçador – como agitar os braços, destruir coisas ou atirar objetos.

- Ameaças verbais ou escritas – qualquer expressão de intenção de causar danos.

- Abuso verbal – palavrões, insultos ou linguagem condescendente.

- Ataques físicos – bater, empurrar ou chutar.

 

O assédio pode ser entendido como qualquer comportamento que rebaixe, envergonhe, humilhe, aborreça, alarme ou abuse verbalmente de uma pessoa e que seja conhecido ou que se espera que seja indesejável. Esses comportamentos incluem palavras, gestos, intimidação, bullying ou outras atividades inadequadas.

 

De modo geral, qualquer ação ou comportamento – desde espalhar boatos, palavrões, abuso verbal, pegadinhas, discussões, danos à propriedade, vandalismo, sabotagem, empurrões, roubo, agressões físicas, infligir trauma psicológico, incidentes relacionados à raiva, estupro, incêndio criminoso até assassinato – são todos exemplos de violência ou assédio no local de trabalho.

 

Além disso, observe que a violência ou o assédio no local de trabalho não se limitam a incidentes que ocorrem em um local de trabalho tradicional. Os incidentes relacionados com o trabalho podem ocorrer em eventos comerciais externos (conferências, feiras comerciais), em eventos sociais relacionados com o trabalho, nas casas dos clientes ou fora do trabalho, mas resultantes do trabalho (um telefonema ameaçador para a sua casa de um cliente).

 

NOTA: Utilizamos o termo violência também para incluir intimidação e assédio.

 

Ao realizar uma avaliação no local de trabalho, que fatores relacionados com o trabalho aumentam o risco de violência?

 

Certos fatores, processos e interações de trabalho podem colocar as pessoas em maior risco de violência no local de trabalho. Exemplos incluem:

 

- Trabalhar com clientes ou com o público.

- Manusear dinheiro, objetos de valor ou medicamentos prescritos (por exemplo, caixas, farmacêuticos, veterinários).

- Execução de tarefas de inspeção ou fiscalização (por exemplo, funcionários públicos).

- Prestação de serviços, cuidados, aconselhamento ou educação (por exemplo, pessoal de saúde, professores).

- Trabalhar com pessoas instáveis ​​ou voláteis (por exemplo, funcionários de serviços sociais ou do sistema de justiça criminal).

- Trabalhar em locais onde são servidas bebidas alcoólicas (por exemplo, funcionários de alimentos e bebidas).

- Trabalhar sozinho, em pequenos números (por exemplo, balconistas, agentes imobiliários), ou em áreas isoladas ou de baixo tráfego (por exemplo, uma área de recepção isolada, banheiros, áreas de armazenamento, salas de serviço).

- Trabalhar em ambientes comunitários (por exemplo, enfermeiros, assistentes sociais e outros visitantes domiciliares).

- Ter um local de trabalho móvel (por exemplo, táxi, vendedor, transporte público).

- Trabalhar durante períodos de intensa mudança organizacional (por exemplo, greves, reduções).

 

O risco de violência pode ser maior em determinados momentos do dia, da noite ou do ano. Por exemplo:

 

- Altas horas da noite ou primeiras horas da manhã

- Temporada de declaração de imposto

- Datas limite de contas de serviços públicos em atraso

- Durante as férias no setor varejista, quando a demanda pelo serviço é maior

- Noites de sexta ou sábado em estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas

- Dias de pagamento

- Boletins ou entrevistas com pais

- Avaliações de desempenho

 

O risco de violência pode aumentar dependendo da localização geográfica do local de trabalho. Por exemplo:

 

- Perto de edifícios ou empresas que correm maior risco de crimes violentos (por exemplo, bares, bancos)

- Em áreas isoladas de outros edifícios ou estruturas

 

Noutras situações, os locais de trabalho podem estar expostos à violência familiar (doméstica), tal como um membro da família telefonar ou enviar e-mails repetidamente a um funcionário, o que interfere no seu trabalho, ou aparecer no local de trabalho do funcionário e perturbar os colegas de trabalho (por exemplo, fazendo muitas perguntas sobre os hábitos diários do funcionário).

 

Quais grupos ocupacionais tendem a correr maior risco de violência no local de trabalho?

 

Certos grupos ocupacionais tendem a correr maior risco de violência no local de trabalho. Essas ocupações incluem:

 

- Funcionários de saúde ou aqueles que dispensam produtos farmacêuticos

- Práticas veterinárias

- Policiais, segurança ou agentes de correção

- Funcionários de serviços sociais, incluindo serviços de intervenção e aconselhamento em crises

- Professores ou prestadores de educação

- Inspetores municipais de habitação

- Funcionários de obras públicas

- Funcionários de varejo

- Vendedores de álcool (venda ou consumo no local)

- Motoristas de táxi ou transporte público

 

Como posso saber se meu local de trabalho está em risco?

 

Realize uma avaliação do local de trabalho para determinar quais perigos estão presentes e os riscos que representam. Esta avaliação pode envolver a realização de uma inspeção do local de trabalho. Ao realizar esta avaliação:

 

- Concentre-se no trabalho que está sendo realizado, no design e layout do local de trabalho e nas práticas administrativas e de trabalho

- Considere fatores internos como cultura, condições, atividades, estrutura organizacional, etc.

- Considere fatores externos, como localização, clientes, clientes, violência familiar, etc.

- Quaisquer medidas em vigor para proteger a saúde psicológica e a segurança no local de trabalho incluem fatores como o nível de controlo sobre o trabalho que um indivíduo tem, carga de trabalho excessiva, prazos apertados, etc.

 

- Revise quaisquer incidentes de violência em seu local de trabalho.

- Pergunte aos funcionários sobre suas experiências e se eles estão preocupados consigo mesmos ou com os outros.

- Revise quaisquer incidentes de violência consultando relatórios de incidentes existentes, registros de primeiros socorros e registros da CIPA ou SESMT.

- Determine se o seu local de trabalho apresenta algum dos fatores de risco associados à violência.

 

- Avaliar o histórico de violência em locais de trabalho semelhantes.

- Obtenha informações de quaisquer organizações às quais você esteja associado, por exemplo, sua associação industrial, conselho de compensação de trabalhadores, reguladores de saúde e segurança ocupacional ou escritório sindical.

- Procure aconselhamento de especialistas em segurança da polícia local.

- Revise artigos ou publicações relevantes.

 

Organize e revise as informações que você coletou. Procure tendências e identifique as ocupações e locais que você acredita estarem em maior risco. Registre os resultados da sua avaliação. Utilize este documento para desenvolver um programa de prevenção com recomendações específicas para reduzir o risco de violência no seu local de trabalho.

 

O que pode ser feito para prevenir a violência no local de trabalho?

 

O componente mais importante de qualquer programa de prevenção é o compromisso da gestão. O compromisso da gestão é melhor comunicado através de uma política escrita. A política deve:

 

- Ser desenvolvido por representantes da administração e dos funcionários, incluindo CIPA, SESMT ou representante e sindicato, se presente.

- Aplique-se a gestores, funcionários, clientes, prestadores de serviços independentes e qualquer pessoa que tenha relacionamento com sua empresa.

- Defina o que você entende por violência, assédio e intimidação no local de trabalho em uma linguagem precisa e concreta.

- Forneça exemplos claros de comportamento inaceitável (por exemplo, fazer ameaças) e condições de trabalho (por exemplo, trabalhar sozinho sem salvaguardas adequadas).

- Declare claramente a visão da sua organização em relação à violência e ao assédio no local de trabalho e o seu compromisso com a prevenção.

- Indique com precisão as consequências de fazer ameaças ou cometer atos violentos.

- Descreva o procedimento disciplinar progressivo que será usado para responsabilizar os indivíduos por comportamento inaceitável, a fim de garantir um tratamento justo e consistente.

- Descreva o processo pelo qual as medidas preventivas serão desenvolvidas e implementadas.

- Incentive o relato de todos os incidentes, incluindo relatos de testemunhas.

- Descreva o processo confidencial pelo qual os funcionários podem relatar incidentes e a quem.

- Garantir que nenhuma represália será feita contra funcionários denunciantes que façam denúncias de boa-fé (sinceras e honestas).

- Descreva os procedimentos para resolver ou investigar incidentes ou reclamações.

- Descrever como as informações sobre riscos potenciais serão comunicadas aos funcionários.

- Assuma o compromisso de fornecer serviços de apoio aos alvos da violência.

- Desenvolva e ofereça um programa de assistência ao funcionário de forma confidencial para permitir que os funcionários procurem ajuda.

- Assuma o compromisso de atender às necessidades de treinamento em prevenção de diferentes níveis de pessoal dentro da organização.

- Assuma o compromisso de monitorar e revisar regularmente a política.

- Declarar os requisitos regulamentares aplicáveis.

 

Quais são algumas das vantagens de ter uma política escrita sobre violência, assédio e outros comportamentos inaceitáveis ​​no local de trabalho?

 

Uma política escrita informará a todos sobre:

 

- Que comportamento (por exemplo, violência, intimidação, intimidação, assédio, etc.) sua organização considera inadequado e inaceitável no local de trabalho.

- O que fazer quando ocorrerem incidentes.

- Informações de contato para relatar incidentes.

- O procedimento que será seguido quando um incidente for relatado.

 

Uma política escrita também incentivará os funcionários a denunciar tais incidentes e mostrará que a administração está comprometida em abordar de forma justa os incidentes que envolvam violência, assédio e outros comportamentos inaceitáveis.

 

Quais são alguns exemplos de medidas preventivas?

 

As medidas preventivas geralmente se enquadram em três categorias: concepção do local de trabalho, práticas administrativas e práticas de trabalho.

 

O projeto do local de trabalho considera fatores como layout do local de trabalho, uso de sinalização, fechaduras ou barreiras físicas, iluminação e vigilância eletrônica. A segurança dos edifícios é um caso em que as questões de concepção do local de trabalho são muito importantes. Por exemplo, você deve considerar:

 

- Posicionar o mobiliário de escritório, área de recepção ou balcão de vendas ou atendimento de forma que fiquem visíveis aos colegas de trabalho ou ao público que passa.

- Posicionar móveis de escritório de forma que o funcionário fique mais próximo de uma porta ou saída do que o cliente, para que o funcionário não fique encurralado.

- Instalação de câmeras de vigilância nos espaços públicos do local de trabalho, como entradas, estacionamentos, salas de espera, etc.

- Instalação de barreiras físicas, por exemplo, janelas de passagem ou compartimentos à prova de balas.

- Minimizando o número de entradas no seu local de trabalho.

- Utilizar cartões ou chaves codificadas para controlar o acesso ao edifício ou a determinadas áreas do edifício.

- Utilizar iluminação externa adequada ao redor do local de trabalho e próximo às entradas.

- Colocar cercas estrategicamente para controlar o acesso ao local de trabalho.

Práticas administrativas são decisões que você toma sobre como fazer negócios. Por exemplo, certas práticas administrativas podem reduzir os riscos envolvidos no manuseamento de dinheiro. Você deveria considerar:

 

- Manter os fundos da caixa registradora ao mínimo.

- Utilizar sistemas de pagamento eletrônico para reduzir a quantidade de dinheiro disponível.

- Variando a hora do dia em que você esvazia ou reduz fundos na caixa registradora.

- Instalando e usando um cofre bloqueado.

- Organizar a coleta regular de dinheiro por uma empresa de segurança licenciada.

- Manter outros objetos de valor armazenados de forma segura e protegida, como armas de fogo, ferramentas, opiáceos, medicamentos, etc.

 

As práticas administrativas também podem incluir educação e treinamento para funcionários. Esta educação e formação incluiriam não apenas informações sobre a política e o processo do local de trabalho para responder a incidentes, mas também podem incluir o seguinte:

 

- O que civilidade e respeito significam no local de trabalho.

- Como responder clientes ou público que possam estar irritados ou frustrados, por exemplo, como sair de uma interação de confronto ou diminuir um conflito com segurança.

- Como responder a um incidente de violência (por exemplo, resposta de emergência, quando contatar a segurança ou a polícia, etc.).

- Conhecimento sobre discriminação, violência familiar, diversidade e culturas.

- Como responder a indivíduos que podem estar prejudicados.

 

As práticas de trabalho incluem todas as coisas que você faz enquanto realiza o trabalho. Podem incluir funções de gestão, como garantir que o processo de avaliação de desempenho é justo e transparente ou “verificar” os funcionários para determinar a sua carga de trabalho ou nível de estresse e fazer ajustes razoáveis ​​sempre que possível.

 

As pessoas que trabalham fora de um ambiente de escritório tradicional, por exemplo, aqueles que trabalham em casa, vendedores, agentes imobiliários ou prestadores de cuidados domiciliários, podem adotar muitas práticas de trabalho diferentes que podem reduzir o seu risco. Por exemplo:

 

- Reserve um contato para manter permanente comunicação e para fins de socorro.

- Prepare um plano de trabalho diário e compartilhe-o com o contato para que eles saibam onde você deverá estar durante o dia em caso de incidente.

- Mantenha seu contato designado informado sobre sua localização e cumpra consistentemente o cronograma de check-in.

- Verifique as credenciais dos clientes.

- Use o “sistema de camaradagem”, especialmente quando sentir que sua segurança pessoal pode estar ameaçada.

- NÃO entre em nenhuma situação ou local onde você se sinta ameaçado ou inseguro.

  

Fonte: Canadian Centre for Occupational Health and Safety